MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Festival de Arte e Cultura

10º FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DO CEFET-MG

CEFET-MG

Mostra de Curtas

Última modificação: Terça-feira, 19 de outubro de 2021

Mostra Piranha Filmes

A Piranha Filmes nasceu em Belo Horizonte em 2019, fundada por Daniela Cambraia, Mariana de Melo e Yasmin Guimarães.

A Piranha tem como foco principal o desenvolvimento e produção de filmes, entre eles curtas e longas. “Eu Te Amo É No Sol”, dirigido por Yasmin Guimarães e produzido pela Piranha, foi contemplado no edital universitário LUMIAR de dezembro de 2019 e está na etapa de finalização. O curta-metragem “Me Entregue para o Carnaval” é dirigido por Daniela Cambraia e Josi Santos e produzido pela Piranha Filmes. O filme foi contemplado pelo edital Descentra em fevereiro de 2020 e está em fase pré-produção. Além disso, a Piranha vem desenvolvendo o longa-metragem SUPERNOVA, dirigido por Daniela Cambraia e Yasmin Guimarães, que foi vencedor do laboratório “Do Curta ao Longa” no Festival Kinoforum de 2019 e, como prêmio, marcou presença no mercado audiovisual Ventana Sur, em dezembro de 2019 em Buenos Aires. Os curtas “Poliana” de Yasmin Guimarães e o média “O Silêncio Elementar”, de Mariana de Melo, também estão entre os filmes produzidos pela Piranha em desenvolvimento. O curta-metragem “Peixe”, 2019, de Yasmin Guimarães, que circulou em mais de 40 festivais em 10 países, conta com produção da Piranha Filmes.

senha: silencio_1

Diretoras:

Yasmin Guimarães é bacharel em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário UNA. Em 2019, dirigiu o curta-metragem “Peixe”, seu trabalho de conclusão de curso, que estreou na 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes e, desde então, circulou por mais de 50 festivais em 10 países, entre eles o XII Janela Internacional de Cinema do Recife e 27º Festival Mix Brasil. 

No mesmo ano, assinou a Direção de Produção do curta-metragem “A Mulher Que Eu Era”, de Karen Suzane, vencedor do 5º Prêmio BDMG Cultural/FCS de Estímulo do Curta-Metragem de Baixo Orçamento, com estreia no FESTin, em Lisboa. Atualmente, desenvolve seu primeiro longa-metragem, “Supernova”, vencedor do Kinoforum Labs 201, está em pós-produção do seu segundo curta-metragem “Eu Te Amo é no Sol” e em pré-produção do seu terceiro curta-metragem “Doce de Leite”, aprovado no edital BH nas Telas de 2021.

Mariana de Melo se formou em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense. Desde 2016 atua no mercado audiovisual, na produção, pesquisa e assistência de direção.

Trabalhou como assistente de direção e coordenadora de produção do filme Democracia em Vertigem, de Petra Costa.

Na equipe de produção, trabalhou em filmes como Canção ao Longe, de Clarissa Campolina (inédito), O Lodo, 2020 de Helvécio Ratton. Na assistência de direção, atuou em Campo Morto de João Dumans (inédito), A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha (inédito) e da série O Futuro É Ancestral (Tatiana Lohman – Maria Farinha Filmes – inédito). Durante as filmagens de A Queda do Céu em 2021 passou cerca de um mês na Terra Indígena Yanomami, região do Demini.

Mariana desenvolve pesquisa teórica no campo da antropologia e das artes acerca das afetações da mineração sobre o povo mineiro e da relação de povos indígenas com a terra. É sócia fundadora da Piranha Filmes, produtora cujo foco são projetos cinematográficos potentes artística e politicamente.

SINOPSE: Paula e Mariana, duas crianças do interior de Minas, decidem fugir da sua cidade rumo à praia, entrando no trem de carregamento de minério.


Diretora:


Daniela Cambraia é formada em Cinema pelo Centro Universitário UNA. Desde 2014 trabalha com produção audiovisual, tendo atuado em áreas como produção, direção, fotografia, edição e finalização. É assistente de direção na Anavilhana desde 2018. Trabalhou como Produtora Executiva de curtas-metragens como “A Mulher Que Eu Era”, de Karen Suzane, vencedor do 5º Prêmio BDMG Cultural/FCS de Estímulo ao Curta-metragem de Baixo Orçamento de 2018 e, “Salve Todos”, exibido na 22ª Mostra de Tiradentes. Participou como assistente produção do curta-metragem “Peixe”, de Yasmin Guimarães, exibido na 22ª Mostra de Tiradentes. 

Em 2019, Daniela fundou a produtora Piranha Filmes, junto da diretora e produtora Mariana de Melo e da diretora e roteirista Yasmin Guimarães. Atualmente trabalha na pré-produção do curta-metragem “Me entregue para o carnaval”, de Daniela Cambraia e Josiane Santos, contemplado no edital Descentra 2019; na pós-produção do curta-metragem “Eu te amo é no sol”, de Yasmin Guimarães, contemplado no edital Lumiar 2019; e no desenvolvimento do documentário “O Silêncio dos Elementar”, de Mariana de Melo.

SINOPSE: Uma mulher caminha por um túnel onde a iluminação é baixa. Em sua casa, desabafa seus sentimentos inexpressivos através da dança e da música.

Transpasse

Olhares e experiências do Cinema recheiam os trabalhos de Celina Barbi, diretora e fotógrafa still. Amante do realismo fantástico e também do documentário, propõe um equilíbrio de olhar e vivência de cada gênero sempre potencializando o storytelling de cada projeto. Traz em seus trabalhos uma profunda conexão com histórias e realidades diversas. Ainda em 2021 seu trabalho como fotógrafa conta com o lançamento de um projeto autoral em que reunirá 100 fotografias exclusivas de mulheres, potencializando o cotidiano que vive e se compromete em transformar diariamente.

SINOPSE: Duas mulheres trans encontram-se em uma rua e conversam sobre a vida e a realidade que ambas vivenciam sendo garotas de programa. Em meio ao que se apresenta de suas relações com os clientes e entre si, é demonstrada uma grande troca de forças e resiliências.

senha: 20172salvetodos

Curta Salve Todos: 

Natural de Belo Horizonte/MG, Isabela Renault é formada em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário UNA e atua, principalmente, nas áreas de trilha sonora, desenho de som e captação de som em diversos campos do audiovisual. Dirigiu o curta-metragem “Salve Todos” (2017), exibido na 22ª Mostra de Tiradentes; foi microfonista de “A Mulher Que Eu Era” (2018), de Karen Suzane, vencedor do 5º Prêmio BDMG Cultural/FCS. Realizou, também, captação e desenho de som em eventos e projetos publicitários de empresas como SEBRAE, Cruzeiro Esporte Clube e Adidas.

Além de se especializar em funções no campo sonoro, também possui experiência com edição de vídeos e motion design.

SINOPSE: Em um limbo de inocência, a realidade é incorporada à uma brincadeira. Sete amigos enfrentam juntos o paradoxo da adolescência.

Mostra Filme Carta

O projeto nasceu a partir da ideia de que a criação poética poderia contribuir com a elaboração de sentidos individuais e coletivos para as incertezas e angústias vivenciadas no contexto da Pandemia Covid-19 e da necessidade de isolamento social.