Slide 1

VI Festival de Arte e Cultura

Slide 2

Equipe Organizadora

Slide 3

VI Festival de Arte e Cultura

Histórico


O I Festival de Arte e Cultura do CEFET-MG aconteceu em outubro de 2006, no Campus I, em Belo Horizonte e contou com várias oficinas, como percussão, teatro, percepção musical, poesia, bordados, mini-cursos, concursos literários, recitais de poesia, além de festival de bandas, lançamento de livro e exposições de obras de ex-alunos inspiradas no movimento modernista.

O II Festival de Arte e Cultura foi realizado no período de 15 a 20 de setembro de 2008, no Campus I e II e contou também com diversas manifestações literárias, cênicas e musicais.

O III Festival ocorreu em junho de 2011 e houve uma descentralização da programação para os diversos campi do CEFET-MG localizados nas oito cidades: Belo Horizonte, Araxá, Curvelo, Divinópolis, Leopoldina, Nepomuceno, Timóteo e Varginha. As atividades do evento incluíram performances de estudantes do CEFET em ônibus municipais de Varginha, exposição de fotos em Divinópolis, encontro de literatura e educação em Leopoldina, apresentações musicais em Belo Horizonte, a oficina "Passeio Fotográfico" em Curvelo, com a proposta de aprender sobre fotografia e praticar, dentre outras atividades. A integração do III Festival se deu com o Festival de Bandas e a Mostra de Dança, programações que aconteceram no Campus I de Belo Horizonte com a participação de alunos e servidores de todo o campi.

O IV Festival contou com mostra cinematográfica, stand-up, oficinas, lançamentos literários, exposições, apresentações de artistas locais e integração com outras instituições. Quem esteve em Varginha pode acompanhar, no teatro Capitólio, um concerto de piano. Em Belo Horizonte, exibição de curtas e longas nacionais e Contação de histórias. Em Timóteo, um festival de bandas, no Terminal Rodoviário da cidade. Em Curvelo, no Cine Virgínia, apresentações de grupos de dança. Em Leopoldina, o resgate da história da cidade, com palestras e lançamento de Revista Eletrônica. Também no Terminal Rodoviário de Timóteo aconteceu a mostra da oficina de fotografia, na qual o público pode conferir o que foi produzido pelos participantes. Em Varginha, unindo o social ao cultural, foi feita a coleta de livros de literatura infanto-juvenil para doação à Escola Municipal da Fazenda Remanso, zona rural do município. Em Nepomuceno, com o intuito de resgatar e valorizar os artistas da região, foi realizado o I Festival da Canção. Um dos destaques de Divinópolis foi a exibição do documentário sobre a artista plástica divinopolitana Celeste Brandão, que retrata em suas telas a memória da cidade. Em Contagem, exposições de desenho, fotografia e escultura de alunos do campus e apresentação da Orquestra Frito Na Hora. Em Araxá, concurso de dramaturgia e almoço temático pautado na diversidade cultural brasileira. Esses são apenas partes dos vários cenários proporcionados pelo IV Festival de Arte e Cultura do CEFET-MG, que aconteceu de 23 de novembro a 1º de dezembro em nove cidades de Minas Gerais.